Textos de revista

Periodicidade: semanal, mensal.
Leitor de jornais precisa de dados que completem as informações dos jornais. Reista preenche, então lacunas.
Muniz Sodré: Jornal: obrigação; revista: programa.
Jornal de domingo assemelha-se à revista.
Notícia:
a) maior tempo para planejar e escrever - roteiro; pode-se escrever com arte. Frases mais criativas.
b)Revista aborda o assunto; o jornal, o fato.
c) Verbos dicendi: alfinetar, cutucar, desafiar, provocar, lamentou; evitar a mesmice do "afirmou" e "disse".
d)Ordem do texto: depende da intenção; não há lide.
e)Revista ISTOÉ surgiu para competir com VEJA; procurou ser mais originalo, com maior subjetividade, pessoalidade.
f) trechos econômicos, importante é sugerir e não mostrar:
Observe:"Naquele mês, aconteceram 23 arrombamentos de casas numa cidade que não passa de três quarteirões alinhados. Os esforços da plícia eram inúteis, e os moradores idosos morriam de medo de sair à noite. JPA, cabelos escuros, uma ativa voluntária da comunidade e da igreja católica, mãe de três adolescentes, era tímida feito uma criança. Mas ela já estava cansada de se sentir vítima.
Trecho mais econômico: "JPA morava numa rua onde o crime havia se tornado comum, e os moradores mais idosos morriam de medo de sair à noite. Vinte e três casas foram roubadas num
único mês. Mas ela estava já cansada de se sentir vítima."
Frases mais curtas. Trechos com antíteses.
Texto de revista: mais interpretativo.

Reportagem em revista:
Narração em sucessão de fatos: reportagem de fatos.
Começando pelo fato mais atraente envolve o leitor - visualização das cenas.
Reportagem documental: mais pesquisa. Ordenação de maneira mais o objetiva e expositiva-
citação.

Lage:
a)Reportagem investigativa Parte de um fato para revelar outros.
b)Reportagem interpretativa (conjunto de fatos é observado de uma perspectiva metodológica de uma ciência - Sociologia e Economia.
Abertura deve ser envolvente. Menos convencional. Planejamento. Sem lide, sem começo, sem fim. (p.19 Vilas Boas)
"Cpomo pode um filho matar os próprios pais? - Comentou o i9nvestigador Odair Zim, numa delegacia de polícia na noite de sábado, 06 de fevereiro.
-O senhor tem filhos? perguntou Constantino Cheretis, que estava ao lado de Zim.
-Tenho9 - respondeu o investigador.
-Então, trate-os como amigos - advertiu Cheretis.

Constantino Cheretis, 20 anos. Extremamente nervoso. Sempre que os pais, gregos da ilha de Lesbos, o contrariavam, erguia os braços e enraivecia-se até que veias saltassem nas têmporas. Na noite de sábado, diante de investigadores e do delegado Luiz ;roberto Hellmeister, chefe da equipe A do Departamento de Homicídios de São Paulo, ele mostrava-se, no entanto, dócil e relatava com precisão e calma a forma como matara a facadas naquela tarde sua mãe, Metaxia, e o pai, Emanoel Constatino Cheretis. O estudante contou que se sentia pressionado em casa e descreveu sua vida doméstica eomo um cenário de repressão e insensibilidade com que apanhava do pai apenas por chegar tarde nos fins de semana. "Ganhei um soco na boca de presente de Natal. Meu pai nunca foi meu amigo", disse ele, já prfeso no 5º Distrito Policial (ISTOÉ)

Ler reportagem de Carlos Alberto Libânio. p.109.
Atenção:
a)Tom: humor, drama, ironia... bem de acordo com o tema. Em jornal, o tom seria a maior objetividade. " Ex.Modismo ou não, os ataques de vandalismo estão se multiplicando mais que promessa de político em época de eleição."(VEJA)
b) Angulação: (rumo) do texto (situação no tempo e no espaço): Os moradores do morro terão razão em chorar a morte de um traficante? Será um Robin Hood para os moradores?
c)Foco narrativo (ponto de vista): narrador-testemunha, narrador protagonista, narrador onisciente, dramático: narrador apenas mostra o que as personagens falam ou fazem.
d)Maior destaque para os aspectos humanos personagem é ser humano)
e) Sempre aparecem exemplos, para deixar mais concreta a interpretação.
f) Narrativa: "Reportagem de fatos" - fatos narrados em sucessão, por ordem de importância - pir}âmide invertida/ "!Reportagem de ação - relato começa pelo fato mais atraente, e o que importa é o desenrolar dos acontecimentos, ´´e envolver lo leitor com a visualização das cenas. (chamada de descrição cinematográfica, pois as coisas estão em movimento aos olhos do leitor./ reportagem documental: aproxima-se mais da pesquisa; elementos ordenados de maneira mais objetiva e expositiva.

REPORTAGEM

A REPORTAGEM (Juarez Bahia (Jornal, História e Técnica As técnicas do Jornalismo)
Principal cobertura jornalística.
Toda reportagem é notícia; nem toda notícia é reportagem
Planejamento.
Equipe
Várias notícias/ Entrevistas para ilustração.
Divisão:
a) )título: síntese, anúncio do fato
a) 1º parágrafo: clímax, principal da notícia, interesse impacto
b) desenvolvimento: restante da história, pormenorização cronologia, do acontecimento, narrativa dos fatos.
Tipos de organização de matéria
a)pirâmide invertida – reportagem elaborada a partir do clímax para causar impacto.Importância decrescente.
(como um soco); repórter constrói a história de acordo com ordem de importância. Oferece mais liberdade de ação à diagramação; facilita a disposição visual das matérias e exposição mais clara.
b)Pirâmide normal: ordem cronológica – seqüência dos fatos, após o registro inicial daquele que é o ponto mais relevante – lide.
c)clímax e remate incisivo: combinação de pirâmide invertida e com ordem cronológica; repórter dá ao primeiro parágrafo o ângulo mais atual e dramático da história,seguindo a cronologia, rematando-a de forma a não perder o interesse.

Pautas ( Mário Erbolato - Técnicas de codificação em jornalismo)ornal, história e Técnica - Redação, captação e edição no jornal diário)
Pauta sobre matéria quente: seca, greve dos bancários, a situação da Portuguesa de Desportos, times do interior
Pauta sobre matéria fria: lazer e tradições
Interesse humano: os jogadores de um time que caiu para a última divisão; a vida dos aposentados em Bauru, etc.

Ricardo Kotscho apresenta os tipos de reportagem (A prática da reportagem)

a) cobertura – morte do papa
b) reportagem investigativa – procura descobrir causas, origens a partir das conseqüências – morte do operário Manuel Fiel Filho
c) perfil – retrato de personalidade - Ellis Regina
d) levantamento – busca de dados sobre alguma acusação – mordomias no congresso
e) drama social – problemas de pessoas – editoria de polícia
f) grande reportagem – Jequitinhonha, Amazônia

A reportagem

RELEASE

O RELEASE


“O release é a melhor coisa do mundo, pois a maioria dos jornais de bairro, como o meu, não tem estrutura para comportar repórteres. As matérias são feitas através de releases.” Luiz Ismar D’Angelo Netto- jornal São Paulo Zona Sul. LIMA (1999).
“Acho que a imprensa brasileira, por uma série de razões, se tornou extremamente dependente das fontes. É uma imprensa que não questiona jamais as fontes ; vai engolindo o que els empurram. E é o que gente lê nos jornais. Às vezes, o sucesso de um jornal começa a existir exatamente porque ele resolve questionar a fonte e questionar o problema que envolve a imprensa de modo geral”. Editor-chefe do jornal Gazeta Mercantil.

Em geral, a solicitação da publicação de um release é feita numa carta dirigida ao jornal, aos cuidados do editor. Às vezes, dependendo da empresa, a própria assessoria de imprensa elabora uma notícia e solicita a publicação no jornal. Mas, mesmo assim, o jornal deve adaptar o release que publica.

SALLES/INTER-AMERICANA DE PUBLICIDADE S.A
Divisão de Comunicação e Relações Públicas

São Paulo, 23 de outubro de 2002.

Tendo em vista a palestra a ser apresentada nesta quarta-feira (8), na Fazenda Itamarati, em Ponta Porá (MS), abordando desenvolvimento da cultura da soja, solicito a V. Sa. a gentileza de divulgar aos leitores desse prestigiado órgão de imprensa as informações abaixo:
Palestrante: Engo. Agrônomo Eduardo Zaca Correa.
Local: Sede da Fazenda Itamarati, em Ponta Porá, situada na Rodovia do Café-Serradinho, quilômetro 35.
Horário: das 19h

Sendo o que tenho para o momento, agradeço.

Atenciosamente,

Engo. Antônio de Carvalho Alencar
Presidente da Associação Rural de Ponta-Porã


Noticia:
Título: Palestra sobre o desenvolvimento da soja.
Texto
a)lide
b)desenvolvimento


O ESTADO DE SÃO PAULO – A/C EDITORIA GERAL
RÁDIO ELDORADO AM/FM – Cleonte Pereira de Oliveira

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

A BRASTEMP viu-se supreendida por um movimento de paralisação de trabalho promovido por um grupo de cerca de 130 pessoas que,l ativamente, tem coagido os demais a fazer o mesmo sob ameaças.

Lamentamos ver, uma vez mais, uma minoria não representativa, porém em instruída e determinada, conseguir intimidar uma maioria ordeira e trabalhadora.

Até este momento (9 horas da manhã do dia 25 de fevereiro), não recebemos sequer uma proposição ou reclamação que defina o propósito do movimento, que se apresenta sem sentido e sem lógica, já que os canais de comunicação da empresa com seus empregados e com o próprio Sindica\to dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo sempre estiveram abertos. E, seja por iniciativa da própria empresa ou por pedido de seus empregados, a empresa ou por pedido de seus empregados, a empresa tem analisado e dado solução aos problemas que naturalmente surgem de uma comunidade de trabalho.
Com o próprio sindicato sempre mantivemos adequadas relações baseadas no respeito a uma entidade sindical designada por lei como negociadora em certas ocasiões em nome dos trabalhadores da empresa.

Por todas essas razões, repetimos termos sido surpreendidos por um movimento sem intenções claras e sem qualquer tentativa de prévio entendimento e não representativo do desejo da maioria que quer trabalhar.

A empresa mantém-se serena e firme centro de seus princípios de sempre manter canais abertos ao entendimento dentro de uma condição de normalidade de trabalho.