Literatura nos jornais -

Houve um tempo no Brasil em que a literatura e jornalismo se confundiam nas páginas dos jornais e os escritores dominavam a cena. Críticos e críticas se transformaram ao longo dos anos, regras e códigos se estabelecem e, hojel, os jornalistas estão à frente dos suplementos culturais. O livro Literatura nos jornais - A crítica literária dos rodapés às resenhas (96 pp., R$Summus Editorial) conta detalnes dessa história. Por meio de análise da produção atual, passando pelos ancestrais das resenhas e pelo estudo dos principais suplementos do país, a jornalista Cláudia Nina reúme as características que identifiam uma resenha e aponta o que é preciso para compor um boa cr´´itica.
Professora e crítica literária, Cláudia identificou a necessidade de escrever sobre o assunto na sala de aula, pois a bibliografia sobre o tema é quase inexistente. "De fato, a quixa dos estudantes de comunicação é uma angústia compartilhada por alunos de diversos cursos. Resenha é um bicho-de-sete-cabeças que poucos aprendem a enfrentar. Isso vale não apenas para alunos; muitos professores também não têm esse conhecimento e ficam sem condições de ensinar", afirma.
Fazer uma resenha, explica a autora, é uma tarefa qaue inclui desde a interpretação da obra em questão até a capacidade de resumir idéias e concatená-las, organizando as palavras de forma atraente. "Trata-se de um exercício que enriquecce a bagagem intelectual de qualquer profissional, seja lá de que área for.Escrever um texto e começar a praticar, mesmo que esse não seja u=para publicação, vale a pena", prossegue Cláudia.
Na primeira parte do livro, a autora debagte as relações históricas entre jornalismo e literatura - duas áreas do saber que sempre estiveram inteligadas. Ela tamb´me inclui uma breve análise sobre os antigos rodapés (os ancestrais da resenha) e a divisãoda crítica na atualidade, que se reparte basicamente emcríticos-jornalistas e críticos acadêmicos, não exluindo os críticos -escritores.
Na parte prática da obra, Cláudia mostra os bastidores de produção e montagem de um caderno literário e revela alguns dos passosfundamenrais para a produção de um texto crítico, que começa sempre com com a leitura bem- feita da obra a ser trabalhada. "Criticar um livro nunca é flar apenas de um livro, pois toda obra está em conexão com outras tantas", lembra.
Segundo a autora, aprender a dispor as idéias no papel com precisãoe clareza é necessidade de todos num mundo em que os e-mailsficeeram da expressão escrita uma espécie de cartão de visitas, espelhando indisfarçáveis fragilidades verbais.
"As resenhas podem auxiliar, e muito, neste processo. Que este livro não seja um manual, enfadonho por natureza, mas um curso, um seminário ou uma conversa, que são coisas muito mais sedutoras", conclui Cláudia.
Na parte final, a autora reproduz trechos e comenta os mais importantes espaços de cr´tica em jornais e revistas. E indica ao estudante o hábito de leitura desses suplementos, para enriquecer o conhecimento sobre os diversos tipos de textos.
A autora:
Cláudia Nina é crítica literária, jornalista e professora de Teoria Literária. Ex editora do caderno Ideias & Livros, do Jronal do Brasil, escreve para a revista Entrelivros e para o caderno Prosa & Verso, do jornal O Globo. É doutora em Letras pela Universidade de Utrecht, na Holanda, onde defendeu a tese Exilic/nomadic itinieraries in Clarice Lispector's works, que, no Brasil, foi publicada com o título de A palavra usurpada: exílio e nomadismo na obra de Clarice Lispector, pela EDIPUCRS.
Na PUC - Rio, na disciplina Jornalismo Literário, ministrou o curso "Suplementos literários: como escrever e editá-los", que foi a base do livro. Foi também editora de arte do site Traça On-line, de crítica literária, montado com base no livro de edição dos suplementos. Em 3003, ganhou a bolsa Prodoc da Capes com um projeto intitulado Crítica na PUC-Rio sobre as narrativas da contemporaneidade. Cláudia nasceu no Rio de Janeiro, onde mora.

0 comments: