Comentário PVC-Imprensa não torce

Jornalista nenhum vai à Cpa do Mundo para cobrir seu próprio umbigo, ou seja, ninguém viaja para falar da própria imprensa. Para discuti-la, já existem sites e programas suficientes, como o "Comunique-se" e o "Observatório da Imprensa".
Mas a semana em Johanesburgo registrou tantas confusões sobre o correto papel dos jornalistas que exige uma reflexão. Já na primeira pergunta, da primeira entrevista cletiva, a apresentadora da TV Record, Mylena Ciribelli, errou na medida:"Queria dizer que, antes de jornalistas, smos torcedores do Brasil", afirmou. Nem ela está certa nem o técnico da seleção, aodizer que há 300 jornalistas torcendo contra o Brasil.
Cada frase malformulada, por quem tem por ofício usar as palavras, aumena otamanho da bagunça mental de quem joga o Mundial.
Os jogadores e o técnico acham mesmo que uma das missões da imprensa é ajudar a seleção. Não é.
"Eu conheç muitos jornalistas que torcem a favor", disse Kaká, na sexta-feira. Mais uma confusã. Jornalista nenhum deve ir à Copa para torcer, nem contra nem a favor de seleção nenhuma.
Não quer dizer que se esteja proibido de socar o ar na hora do gol Quer dizer que os jogadores e a comissão técnica deveriam entender que uma notícia não deixará de ser feita, mesmo que provoque um terremoto na concentração brasileira. O tempo dirá se a avaliação foi correta ou equivocada.
No exercício de sua profissão, jornalista não tem time, não amigo nem inimigo. Seu gol é a notícia. Gol cntra é informação errada. Nesse caso, é preciso corrigir rápido e, mesmo assim a seleção terá razão em brigar, espernear, processar.
Mas não diga que os jornalistas não notaram a educação dos zimbabuanos só porque preferiram o enfoque político, por jogar na terra do ditador Mugabe. A muitos, isso pareceu mais relevante.
Como nos dias de blogs e portais todo mundo é jornalista ou pensa que é, Dunga também esteve do outro lado do balcão.Foi comentarista da TV Bandeirantes, em 2006. Pois, na quinta, ao dizer que a imprensa foi quem disse primeiro que Weggis foi uma balbúrdia, foi questionado sobre a sua opinião. Respondeu que não ia aos treinos e só comentava jogos no estúdio ou no estádio.
De fato, a rotina dos comentaristas de TV exige muito tempo no Centro de Imprensa. Mas ir à Copa e não ver nenhum treino? Dunga não entende mesmo o papel dos jornalistas.