Resenha ou crítica

Resenha

Conceito: texto em que se aprecia uma obra de arte ou dos produtos culturais, com a finalidade de oreintar o público leitor. Atualmente, no Brasil é mais chamada de crítica.
No início, intelectuais escreviam em periódicos especializados ou veículos de universidades e eram chamados de críticos. . Tendo em vista o desenvolvimento do jornalismo e uma busca cada vez maior de leitores, os críticos passaram a escrever nos períódicos especializados e no jornais ficou o que chamamos, hoje, de resenha. Assim encontram-se nos jornais textos de resenhas referentes a literatura, teatro,artes plásticas, dança.
Hoje, pode-se dizer que as resdenhas não se referem mais a obras de artes, mas aos psrodutos da indústria cultural.
Significa que foi o fim da crítica literária, por exemplo, dedicada a apreender o sentido profundo das obras de arte e situá-las no contexto histórico, surgindo em seu lugar a resenha.
Claro que a resenha pode interferir nos padrões de produção.
Para Todd Hunt a resenha cumpre as funções:
a)Informa, proporcionando conhecimento sobre o que está em circuolação no mercado cultural e sobre a natureza e a qualidade das obras comercializadas.
b)Rleva o nível cultural pelocaráter didático com aprecia os bens culturais, despertando muitas vezes o senso crítico para essa função.
c)Reforça a identidade comunictária, fazendo o julgamento das obras segundo padrõeos peculiares à comunidade, o que significa descobrir especialidades geoculturais em produtos que possuem destinação massiva.
d)Aconselha como empregar melhor os recursos dos consumidores, fazendo-os recusar os produtos de baixa qualidade.
e)Estimula e ajuda os artistas, elogiando o bom desempenho ou enfatizando falhas e imperfeições.
f)Define o que é novo, distinguindo os produtos tradicionais dos lançamentos que fogem à tendência dominante.
g)Documenta para a história, permitindo reconstruir momentos de uma atividade que é efêmera pela própria natureza da indústria cultural.
h)Diverte, porque resgata situações inusitadas, cômicas ou hilariantes, desde que realizadas com humor.

0 comments: