Jornalismo opinativo- Comentário/artigo

Jornalismo opinativo

O Comentário

Origem: norte-americana.(opínion -makers).

Comentarista: jornalista de grande experiência que se aprofunda nos fatos, observador privilegiado, que tem condições para descobrir certas tramas que envolvem os acontecimentos e oferecê-los à compreensão do público.

Surgiu, com o aparecimento do rádio e tv, para quebrar monopólio do editorial. Acompanha os fatos fatos, establece conexões, sugere desdobramentos, mas matém certo distanciamento das ocorrências. Opina sem paixão, orientga sem impor. Na verdade, explica as notícias, ajuda o leitor a entender os fatos..

Não é mais a ótica da empresa. É assinado.

Famosos: Assis Chateaubriand, Carlos Castelo Branco. Hoje: Mino Carta, Carlos Chagas, Alberto Dines, Clóvis Rossi, Josias de Souza, Eliane Catañede, Fernando Rodrigues (Folha); Dora Krammer (Estado)

Para Martinez Alberto: Váticínio mais ou menos profético do psoterior desenvolvimento dos fatos.

Estrutura do comentário:

a)Síntese do fato e enunciação do significado.

b)Argumentação que sugere seu julgamento.

Campo mais livre: esporte, pela liberdade de atuação que têm os jornalistas esportivos para emitir conceitos e sugerir julgamentos.

Mas há sobre política, enconomia, artes.

Castelli

Artigo

Em geral, de acordo com o senso comum, qualuer texto de jornal. Em geral a autoria é de um professor, médico, político, economista, empresário, um colaborador.

Na FOLHA DE S.PAULO: página A3

No ESTADO DE S. PAULO: página A2

Artigo e ensaio:

Artigo: julgamento, o que um indivíduo pensa sobre determinado assunto. Ensaio presta-se mais para apresentar teoria científica, sobre literatura,

O ensaio aprofunda-se mais no assunto, dá conhecimento público o avanço da ciência.

Ensaio de divulgação e ensaio de julgamento.

0 comments: