Entrevista radiofônica-Eldorado-Programa:Palavra de quem decide

RÁDIO ELDORADO AM – JORNAL ELDORADO 2ª EDIÇÃO
Com Paulo da Silva, o Paulinho da Força Sindical, deputado federal - PDT
1. Presidente, o tema do nosso programa desta semana é o seguinte, ou entre outros assuntos, não é? Reforma estrutural na C-L-T, a Consolidação das Leis do Trabalho e reforma estrutural do trabalhador, um modo de pensar. Qual terá que primeiro, na opinião do senhor?
2.É claro, nada de tirar os direitos conquistados já há tanto tempo pelo trabalhador brasileiro. Agora, de alguma forma, o senhor já respondeu, mas qual seria a reforma ideal, ou o que seria necessário retirar hoje da C-L-T, para melhorar a relação capital/trabalho, diante do mundo em crise, presidente?
Rep.:Sim.
3. Agora, essa lei trabalhista, C-L-T foi criada lá atrás com Getúlio Vargas, década de 40, presidente, por aí?
Rep. Sim.
4. Por exemplo, deputado?
5. Essa questão do INCRA, aí, acho que muita gente não tem conhecimento de que há, na verdade, esse imposto colocado pela C-L-T, né deputado?
Sim. Sim, deputado.
1. Essa flexibilização que se discute já a partir de Fernando Henrique, em 94 e 95, presidente?
Rep: Sim.
2. Perfeito, de 40 pra cá, desde a regulamentação da C-L-T, a resistência maior por uma reforma, ou uma flexibilização mais forte foi de quem a resistência maior do trabalhador ou das empresas ou do empresariado?
3. Pra poder planejar melhor o futuro, não?
4. Tudo isso somado, é melhor deixar do jeito que está?
5. Perfeito. Nós falamos de um lado, a questão da legislação, agora, a outra parte do programa, a relação do nosso programa de hoje, é a relação do trabalhador, se ele está preparado para a crise ou preparado para essas transformações mundiais, por exemplo, nesta semana, a General Motors anunciou que vai demitir 20 mil trabalhadores nos Estados Unidos e pediu para que credores se tornassem acionistas. Os trabalhadores estão preparados para essa crise? O que fazer, deputado?
Rep. Exato.
6. Perfeito (risos). Agora, vamos falar de uma outra ponta dessa situação, que é a formação do trabalhador. Como é que está, presidente? A situação profissional?
7. As empresas teriam alguma responsabilidade nisso também, presidente?
Rep. Sim, Sim.
13 Em si, evidentemente também, com a participação do governo federal, não?
14.E aí, algo que o senhor citou ali atrás, no início de nossa conversa, estamos falando do trabalhador, empregado direitinho, o trabalhador forma. Agora, a informalidade sofre muito nessa situação, não?
15. Perfeito, presidente da Força Sindical, e deputado federal por São paulo, Paulo Ferreira da Silva, o Paulinho. Obrigado pela entrevista, presidente.
lLocutora:Palavra de quem decide.

0 comments: