Crônica

Crônica:
Origem etimológica: Cronos Deus do tempo : Cronos era filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra) e casou-se com a irmã Réia. Urano e Gaia, conhecedores do futuro, predisseram que ele seria destronado pelos filhos que gerassem. Para evitar isso, Cronos passa a matar cada filho que nascia. A esposa Gaia engana-o e dá-lhe uma pedra no lugar da criança. A criança - Zeus -sobreviveu e deu uma droga que o fez vomitar todos os filhos que havia devorado. E liderou uma guerra contra o pai e derrotou-o. (O tempo engole tudo).

Origem do conteúdo:
Cronicões (Idade Média) – Gomes Eanes Zurara, Fernão Lopes, Rui de Pina.
A CRÕNICA
1.Texto de pequena extensão que, partindo de um fato do cotidiano, da atualidade. apresenta reflexões de ordem filosófica, social, política. Muitas vezes, carrega um aspecto humorístico, irônico. Na verdade, é uma continuação do gênero que José de Alencar e Machado de Assis já cultivavam no jornalismo dos fins do século XIX. Hoje, texto de enorme consumo. (Lima Barreto, João do Rio)
3. Drummond: O inútil tem sua forma particular de utilidade: pausa, descanso (vida muito corrida) – Melo - Jornalismo opinativo -p.155
4..Massaud Moisés: Caráter ambíguo, híbrido de jornalismo e literatura: meio termo entre o acontecimento e lirismo. “Filha do folhetim”
Estados Unidos: Human story (color story)

5. Lourenço Diaféria: Crônica e notícia.- ler – Melo – Jornalismo opinativo – p.162

0 comments: