Median - Notícia, um produto à venda

MEDINA, Cremilda –
Notícia, um produto à venda – Jornalismo na sociedade Urbana e Industrial
!. Informação jornalística: Produto de Comunicação coletiva

História do Jornalismo:
a)Trânsito de informações na Grécia e Roma – pré-história;
b)desenvolvimento do comércio na I.M. em diante; origem do noticiarismo;
c)publicações periódicas – séc. XVII – jornalismo regular vinculado aos grandes centros urbanos.
d) Expansão do jornalismo : atividades urbanas:1º comerciais
2º industriais : hoje se identifica com . Comunicação de massa
Imagem que o homem faz de seu ambiente: moldada pela experiência. – até um tempo, restrita ao seu contato direto – pequena área geográfica.
Daí variáveis: Tempo e espaço – proximidade e memória. – informação jornalística se afirma na sociedade urbana e industrial.
e) recursos tecnológicos: começam a fazer parte das necessidades da industrialização – sistema econômico da base.. Daí: informação jornalística como produto de comunicação e de massa, comunicação de massa como indústria cultural, indústria cultural como fenômeno da sociedade urbana e industrializada.
f) teorização sobre informação jornalística: em busca da práxis –
corrente maias antiga: ascensão da burguesia – preocupações- liberdade de informação; daí, direito de informação; daí, o fazer jornalístico: manuais, compêndios.
Com rádio, TV –deslumbramento e espanto = expansão e potencialidade – pesquisas dos efeitos da comunicação coletiva
g)Escola de Frankfurt – Sociologia da Comunicaçãode Massa. – pessimismo em relação à comunicação de massa (indústria cultural), a “kitschização”.
Ciências: História, Sociologia, Antropologia, Lingüística, Teoria da Comunicação
Entidades que se preocupam: Universidades CIESPAL: Centro Internacional de Estudos Superiores de Periodismo (Quito – Equador)

0 comments: